quarta-feira, 22 de julho de 2009

Para responder à aceleração do aquecimento do Planeta

Aceleração urgente para eliminar as causas …

Que são várias, vejamos; Dióxido de carbono (C O 2) da queima dos combustíveis fosseis, dos incêndios florestais, dos transportes, por terra, mar e ar, das termo-electricas, incineradoras, mas também das pretendidas centrais de biomassa que são iguais aos incêndios, mas piores, (“ardem 24 horas por dia e sucessivamente…”).
É evidente que teremos que progressivamente ir reconvertendo os transportes para menos poluentes e também produzindo localmente alimentos e não só, que reduziriam os transportes…E optar por energias limpas e sustentáveis…
Outra fonte ainda mais agressiva e mais contaminante, é o BIOMETANO das águas residuais (esgotos),e outras biomassas de origem vegetal e animal que” vão fora”.
Para ficarmos com uma ideia da amplitude e gravidade do BIOMETANO, iemos
O caso da pequena cidade do FUNCHAL de cerca de 120.000 habitantes que manda para o meio aquático 1.000 litros de AR (esgotos) por segundo, além de outros 500 litros ou mais que são lançados directamente nas ribeiras ou despejados noutros locais.
Cada 4 segundos a pequena cidade do FUNCHAL derrama na NATUREZA 6.000 litros de AR (esgotos), Sem que tenha sido feito tratamento Biológico. Isto é o mesmo que derramar na ATMOSFERA uma tonelada de BIOMETANO a cada 4 segundos. Em cada 24 horas (1 dia), são 1.663.200 tonelada: Desde 1993 que a CAMARA MUNICIPAL DO FUNCHAL, foi informada da tecnologia que biodigerindo, retirava o BIOMETANO das A.R (esgotos) e que passando por outro tratamento as tornavam inócuas. Mas a arrogância da câmara desprezou essa informação, talvez por ter vindo da U:D:P (quem não sabe pergunta). Os erros e as arrogâncias pagam-se caro.
Dezasseis anos passados estes números são astronómicos, criminosos (ambientalmente) e de (deitar pérolas a porcos em termos económicos).
A tia rica, dá mais pérolas para deitar aos porcos…
Sabia que 1 tonelada de GAZ metano derramada na NATUREZA demora 100 anos a se degradar
Sabia que essa. Tonelada de metano circula na atmosfera 20 vezes mais rápido.
Sabia que essa tonelada de metano corresponde a 21 toneladas de carbono CO2
Em 16 anos o FUHCHAL enviou para a atmosfera 8.112.088.000 toneladas metano
Em16 anos o FUNCHAL não aproveitou e PERDEU 146.017.584.000 EUROS
Este valor astronómico dava para fazer 275,5 AEROPORTOS (cada aeroporto da madeira custou a módica quantia de 530.000.000 EUROS)
Imaginemos agora todas as grandes cidades do mundo, quantos triliões de toneladas estão a enviar permanentemente para a atmosfera desta ALDEIA GLOBAL.
Se o carbono aquece o Planeta, o metano aquece 21 vezes mais (ver neste texto)
Será que só eu, vulgar agricultor biológico (sem terra), estou a “ver este filme real e dramático do teatro da vida deste MUNDO CÃO gerido pelos donos do CAPITAL. A ganância cega e o deus maior deste sistema implantado globalmente (O LUCRO), já estão ultrapassados. OUTRO MUNDO É POSSIVEL.
Pelo atrás exposto considero que além de possível, é URGENTE mudar este REGIME para que os POVOS desta ALDEIA GLOBAL TRILHEM outros caminhos, socialmente mais justos, mais limpos ambientalmente, até porque são também mais económicos e menos contaminantes, enfim mais JUSTOS E HUMANOS…

1 comentário: