quarta-feira, 22 de julho de 2009

As verdades inconvenientes deste Regime

Fazer o tratamento biológico das A.R (esgotos ) não é lucrativo e não interessa porque é concorrente do poderoso lobbie do petróleo e gás natural (publicamente esta verdade inconveniente não existe, mas a realidade confirma-o).O mais grave é que não sendo feito o tratamento, biológico, perde-se duplamente em termos económicos (cerca de 20% de todas as necessidades energéticas, média da U.E.), O BIOMETANO. Gravíssimo em termos ambientais (os esgotos se não forem tratados em recinto hermético para a extracção do biometano, este desprende-se e evapora-se na atmosfera, demora 100 anos para se degradar, circula na atmosfera 20 vezes mais rápido e corresponde por cada tonelada a 21 toneladas de carbono (CO2)
Limpezas das florestas não se fazem porque não é lucrativo (por todo o mundo ardem florestas por falta de limpezas, mas como não dão lucro na prespectiva do regime… ponto parágrafo.
Morrem muitos seres humanos e muitos outros animais, eliminam-se ecossistemas, desbaratam-se e desequilibram-se ambientes únicos, e muito património construído.
Os incêndios florestais soltam para a atmosfera enormes quantidades de dióxido de carbono (CO2) que é um gás com efeito de estufa que provoca o aquecimento global e a acidificação dos Oceanos. Os economistas adeptos deste regime nunca contabilizaram estes astronómicos custos não só financeiros, mas acima de tudo custos ambientais criminosos...Que estão a matar o futuro.
Em sentido inverso, ou seja se planificadamente se fizesse anualmente limpezas e desbastes, alem de evitarmos os terríveis incêndios, ainda obteríamos as biomassas que são a “matéria prima” do composto orgânico que depois de biodigerido, é nem mais nem menos que o composto orgânico base da AGRICULTURA BIOLÓGICA que assim poderia ser implantada em grande escala ou até em exclusividade (deixaria de haver contaminação dos aquíferos pelo excesso de nitratos e agrotóxicos. Procedendo assim (compostando), o CO2 não se desprende, portanto não provoca o aquecimento global.
Estes são os vários elos que se interligam numa espécie de SOPA (A:R;+R.S.U.+ BIOMASSAS)=biodigestão=composto Orgânico=adubo natural=para+AGRICULTURA BIOLOGICA=+produções inócuas+nutrientes 23%=Melhor saúde. Sem deixar resíduos nem contaminações. E o ciclo repete-se novamente e sucessivamente localmente…
Quantos postos de trabalho se criarão em cada freguesia, para todas estas tarefas importantes e imprescindíveis que serão como que uma alavanca enorme para a coesão social e contribuirão para a auto-suficiência alimentar e não só… Serão a forma mais eficaz de fixar as populações nos seus locais de origem (muito importante contra a desertificação do interior do país).
Gerir o país à escala da freguesia em ciclo fechado, é a melhor forma de repartir o mal pelas aldeias, mas também o que é bom (CÁ SE FAZEM ,CÁ SE TANSFORMA, CÁ SE TRABALHA;MAS TAMBÉM SE CRIA RIQUEZA QUE AQUI É REPARTIDA SOLIDARIAMENTE POR TODA A POPULAÇÃO, só que, como demonstra este texto reciclar além de ser lucrativo, fornece-nos Biometano , composto orgânico e alimentos biológicos e necessita de muitos postos de trabalho…
Actualmente o grosso da população não pode fazer estas tarefas porque trabalha para enriquecer o vampiro do patrão…enquanto a sua vida anda para traz…
Este texto, é um contributo para que o socialismo tenha pés para andar nas 4259 freguesias do país, mas precisa dos contributos das populações, tendo em conta as especifidades das mesmas e das lacunas e falhas que este texto poderá ter.
Se trilharmos este caminho à escala da nossa ALDEIA GLOBAL, o nosso quintal Comum tornar-se-á “um cantinho do céu” desde que sejamos solidários e saibamos repartir sem egoísmos, sem excluídos ou seja com coesão social. O SOL QUANDO NASCE É PARA TODOS…

Sem comentários:

Enviar um comentário