quarta-feira, 22 de julho de 2009

Biomassas; queimar ou biodigerir

Todas as biomassas de origem vegetal mas também do reino animal são naturalmente biodegradáveis sem a interferência do homem.
Só recentemente o homem interessou-se pela sua queima tendo em conta que o custo do petróleo aumentou e a instabilidade dos preços é constante. Isto significa que o regime e o sistema capitalista” olhou “para as biomassas como uma alternativa de produção de energia barata e sustentável (não é).
Esta realidade inegável, é reforçada pela declaração do Dr. Marques Mendes ex.- líder do P.S.D, na Feira das energias do Funchal, onde anunciou que pretendia entre outros investimentos, investir no Santo da Serra numa central de biomassa, argumentando que seria uma vantagem por existir muitas florestas para limpar e também resíduos de aviários e do matadouro para queimar e assim produzir energia.
À primeira vista, para quem está menos informado, esta seria uma óptima medida, mas vamos aos pormenores importantes:
Limpar as florestas previne incemdios. Mas neste caso o” incêndio é constante.
As Palavras do Dr.Marques Mendes;” (queimar biomasa. é mais rentável porque podemos queima-la 24 horas por dia e 365 dias por ano, o sol e o vento não.)”
As florestas nunca estão 365 dias por ano a arder. O carbono ( C O 2) que provoca o aquecimento global também irá para a atmosfera 365 dias por ano…
A minha visão quanto às biomassas é a seguinte:
Devemos copiar a NATUREZA, como tal devemos” pensar global e fazer local,” tendo isto como linha de rumo devemos planificadamente limpar as florestas (previnem incêndios) e outras limpezas; (da agricultura, jardins, cozinhas, ribeiras, orla marítima, matadouros, fezes de animais (esgotos), R.S.U, etc. Gerir todas estas biomassas de uma forma, sustentável e que salvaguarde a não agressão dos ecosistemas e do ambiente, será tarefa a implementar à escala local, até porque tem toda a lógica….
Ninguém vai ceder a outra freguesia as suas” matérias primas “ assim recolhidas, recicladas biodigeridas, transformadas e reutilizadas no local (em ciclo fechado). Assim criar-se-ão muitos postos de trabalho no local que serão a alavanca para que outras iniciativas se prespectivem no horizonte local (todos produziram resíduos localmente e todos beneficiarão das matérias primas fruto das reciclagem das mesmas). Que são: BIOMETANO, para queimar nas cozinhas ou nos transportes, COMPOSTO ORGANICO BIODIGERIDO. Que é o adubo para produzir alimentos biológicos (isentos de toxidades), mais frescos e à mão de semear que trarão melhor saúde. São, riqueza produzida no local e melhor qualidade de vida, mais empregos no local, mas o mais importante, tendo em consideração as gerações futuras, é a salvaguarda da não contaminação das águas dos aquíferos (lençóis freáticos) porque depois dos tratamentos biológicos das A.R, (esgotos) e das restantes biomassas acima descriminadas, as aguas já estão inócuas (limpas) para o seu novo ciclo e consequentemente e continuadamente…
Tendo em consideração que estas medidas depois de divulgadas para que as pessoas aderem, serão aceites pelas 54 freguesias da Madeira e até dentro das freguesias haverá procura do composto orgânico, (adubo natural) para as produções locais, fará que a nossa Ilha ficará limpinha toda cultivada, linda de se ver.(o verde do silvado visto de perto é sinal de abandono e falta de cultura ambiental do seu povo…)
A nossa madeira passará a poder produzir em grande quantidade ou em exclusividade, dá produções de grande qualidade e biológicas e a custos de produção mais económicos(não são precisos adubos químicos nem agrotóxicos). Assim ao nível local ou de freguesia, abre-se e fecha-se o ciclo. Desemprego não terá razão de existir, a coesão social e a solidariedade serão realidade… não só palavras…

Sem comentários:

Enviar um comentário